sexta-feira, 22 de maio de 2015

Mutilação genital feminina: uma tradição que corre o mundo

Mutilação genital feminina: uma tradição que corre o mundo

Os procedimentos feitos com navalhas, tesouras ou lâminas são para “purificar” meninas antes de iniciarem a vida sexual





A foto ao lado foi tirada em 1987 e, apesar de não ser recente, ainda é o retrato da dor de mais de 3 milhões de meninas e mulheres espalhadas pelo mundo que são submetidas ao procedimento de mutilação genital feminina por ano, de acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A tradição milenar consiste em cortar partes do clitóris e dos pequenos e grandes lábios da vagina. O objetivo principal é tornar a mulher “mais pura” após o ato, privando-a do direito ao prazer sexual.
O ritual se concentra em 29 países entre o continente africano e o Oriente Médio e é visto como uma garantia de honra e obediência ao marido. A maioria dos homens dessas localidades só se casa com mulheres que preservam a tradição.
Em grande parte dos locais, a cirurgia é realizada sem anestesia e o corte é feito a navalhas, tesouras, cacos de vidro ou lâminas de barbear, sem nenhuma higiene. Além de ser realizada por uma pessoa comum, geralmente uma parteira tradicional do vilarejo, sem nenhuma formação médica.
A circuncisão ocorre, normalmente, em meninas a partir dos 5 até os 15 anos de idade. Mas há casos de mulheres adultas e casadas que também são sujeitas ao ritual, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Marcas
As sequelas deixadas pela cirurgia persistirão por toda a vida. Depois da operação, a pele da vagina é costurada, deixando apenas um pequeno orifício para que as meninas possam urinar e menstruar. As meninas ficam “costuradas” até o casamento. Mas terão relações sexuais dolorosas.
Existe também uma crença de que as mulheres precisam ter passado pela mutilação para ter bebês, porém, para algumas, a cirurgia pode causar infertilidade e grandes complicações no parto, além de causar hemorragia grave e infecções.
Mutilação pelo mundo
Segundo a Unicef, entre os países do nordeste africano, a Somália tem os números de casos mais chocantes: 98% das mulheres entre 15 e 49 anos já tiveram vagina mutilada. Guiné-Bissau tem o segundo maior dado, 96%. Djibouti e Egito têm, respectivamente, 93% e 91% da população feminina operada. Em Eritreia e no Mali, o número chega a 89%. Em Serra Leoa e no Sudão, na África Oriental, a prevalência é de 88%.
Cerca de 130 milhões de meninas e mulheres já passaram pelo procedimento. Se a tradição continuar, outras 30 milhões poderão ser mutiladas nos próximos 10 anos.
A voz da religião
De acordo com o jornal Egyptian Streets, apenas 30% das mulheres egípcias casadas acreditam que a prática deveria ser proibida, mais da metade é a favor do procedimento por motivos religiosos. No Egito, a maioria das mulheres é submetida à mutilação entre as idades de 9 e 12 anos, com apenas 31% das operações conduzidas por médicos, segundo Adel Adawy, ministro da Saúde do país.
Acredita-se que o procedimento tenha surgido ainda na época dos faraós e ao longo do tempo tenha se disseminado por vários países, até ser praticado por religiosos extremistas.






Em uma tarde de um domingo na Fundação Casa de Vila Conceição os voluntários da UNIVERSAL fizeram uma surpresa para os internos e famílias. Uma delicioso café da tarde. Algumas das mães dos internos junto com os voluntários da IURD partiram um lindo e gostoso bolo e em seguida serviram para todos os presentes.

 



Foi servido também refrigerantes para todos   



Para finalizar o café da tarde o pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de Evangelização nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo) fez uma oração para abençoar os internos e famílias.



Nenhum comentário:

Postar um comentário