quarta-feira, 15 de julho de 2015

Vai colorir ou vai ler um livro?

Vai colorir ou vai ler um livro?




Na fábula de Peter Pan, o protagonista é um garoto que vivia na Terra do Nunca, onde as crianças jamais cresciam. Lá os garotos passavam os dias à toa, brincando de lutar batalhas contra piratas na busca de tesouros escondidos. Mas parece que as fronteiras desse mundo de faz-de-conta chegaram ao nosso tempo, a nossas cidades, e contagiaram muitos adultos.
A infância como conhecemos hoje é um conceito relativamente novo para a humanidade. Na Idade Média, a infância terminava quando a criança era desmamada, o que acontecia por volta dos seis a sete anos de idade. A partir daí ela começava a conviver definitivamente com os adultos e passava a desempenhar as mesmas atividades que eles.
Foi somente no princípio do século 20, há pouco mais de 100 anos, que as crianças começaram a ocupar o centro das preocupações das famílias e da própria sociedade.
Assim, desde cedo cuidamos dos pequenos. Acarinhamos, protegemos, ensinamos. Tudo na expectativa de que cresçam sábios, saudáveis e, ultrapassada a transição da adolescência, cada um possa seguir sua jornada e ocupar um lugar na comunidade produzindo, ensinando, colaborando, formando uma nova família.
Mas parece que décadas de zelo em excesso dedicado às nossas crianças e jovens podem estar gerando um batalhão de homens e mulheres que se recusam a crescer.
Os sinais são inúmeros. As maiores bilheterias do cinema mundial, por exemplo, são conquistadas por filmes de super-heróis originários de histórias em quadrinhos, produto cultural destinado ao público infanto-juvenil.
Ou o gigantesco sucesso editorial dos livros de colorir “para adultos”. Certamente, você já se deparou com essas imagens, até bonitinhas, pintadas à mão, de flores, borboletas, aves e castelos nas redes sociais. Na busca de um tal “relaxamento”, há muita gente preferindo seguir os passos de minha filha – de 3 anos – e brincar de pintar figuras, em vez de mergulhar na leitura de um bom livro.
As consequências finais desta infantilização da nossa sociedade são bem perversas e ainda desconhecidas. A cada dia ouço mais casos sobre homens e mulheres já prontos, com idade para serem chefes de família, mas que ainda vivem sob as asas de pais e mães idosos. Marmanjos que não se envergonham de passar a vida deitados em uma cama arrumada, de camarote, sustentados por quem deveriam estar ajudando.
Um estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT) constatou que o número de adultos mantidos financeiramente pelos pais ou pela previdência social cresceu, de 2007 para cá, em 75% dos países pesquisados.
A causa talvez seja conforto demais, com pouca privação. Ou muito elogio gratuito, sem cobrança de desempenho em troca. Dar muito e nada exigir de nossos jovens.
Fica um conselho. Faça o mais importante para o futuro de seu filho: se ele já é um adulto, não o trate mais como uma criança.





UNIVERSAL leva o Projeto Raabe na Fundação CASA.


Nessa última terça-Feira em comemoração ao mês de maio que se comemora  o dia das mães, voluntários da UNIVERSAL estiveram na Fundação Casa Fenix. para dar início ao evento esteve presente a senhora Carlinda responsável pelo projeto Raabe, rompendo o silêncio, que tem a finalidade, de proteger mulheres que sofrem agressão física, moral e psicológica, entre outras agressões, Sra Carlinda fez uma oração por todas as mães, e os adolescentes que estiveram presentes, Senhora Carlinda com palavras simples, falou para todas as mães, a importância de amar seus filhos, e protege-los das drogas e más amizades, que normalmente eles procuram nas ruas, o carinho que não encontram em casa.





Em seguida foi feita a apresentação da peça teatral o leilão de uma alma, apresentada pela força jovem Brasil essa peça, tem por finalidade mostrar o grande valor da alma humana, que somente o Senhor Jesus pagou um alto preço pela vida da humanidade. todos os adolescentes nessa hora da apresentação ficaram em silêncio, creio que está peça tocou fundo, em cada um.








 na mesma oportunidade da peça teatral, Dra. Rita, comentou a peça, falou da importância que tem a alma humana,disse ela:  seu filho é muito importante,você tem que saber da vida dele, das suas amizades, como está no colégio, abraça-lo, e deixar bem claro que você se importa com ele, também sou mãe e sou amiga dos meus filhos, o que nossos filhos precisam saber, é que nosso ombro está a disposição a qualquer momento. finalizou ela.




Em seguida Dona Carlinda, fez uma brincadeira com as mães, e os filhos, colocou uma venda nos olhos, das mães para que elas reconhecessem seus filhos através do toque, e por incrível cada uma reconheceu o próprio filho, só através do toque, nesta brincadeira ficou um alerta para as mães, a importância do toque de abraçar os filhos, e todas as mães receberam um presente em homenagem ao dia das mães, e não ficou só no presente, receberam também um livro autografado  de poesias da Sra Carlinda.







E nesse clima de união Sra Carlinda chamou o Pastor Geraldo Vilhena Coordenador responsável pelo trabalho da Fundação Casa de São Paulo, para fazer uma oração pelos adolescentes. Ele pediu para que todos dessem as mãos em  oração, na oração pediu para que o amor de Deus habite em cada coração. e  que haja uma transformação na vida dos adolescentes, que abandonem a vida errada, e que reflitam sobre suas amizades, também orou pelo grupo  Raabe, na oração falou da importância desse trabalho.
 E para completar a festa,  foi servido , salgados, refrigerantes, e  muito bolo, para a alegria de todos.
 Para finalizar a festa. A diretora da Casa, junto com os coordenadores e funcionários agradeceram a presença da IURD, e do grupo Raabe,  e disseram que as portas estarão sempre abertas para novos eventos.




Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário