A publicidade é fruto do que a sociedade é e do que almeja ser
Você
conhece o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente
(Conanda)? Suponho que não. É o órgão do governo federal que deve
deliberar sobre todas as políticas públicas nacionais para a infância e a
adolescência, além de fiscalizar as ações de promoção dos direitos da
criança e do jovem no Brasil. Não é pouca coisa.
Pois
este relevantíssimo aparato do Estado brasileiro resolveu sair do campo
dos meros programas governamentais e decidiu participar diretamente do
processo de formação ideológica dos meus e dos seus filhos.
Está
em vigor, desde 4 de abril, a Resolução 163 do Conanda, que pretende
proibir qualquer tipo de publicidade e propaganda para crianças e
adolescentes. De acordo com o Conselho, o objetivo da norma é enfrentar
as “ameaças ou violações de direitos” causadas por comerciais de
televisão direcionados à criança, “com a intenção de persuadi-la para o
consumo de qualquer produto ou serviço”. Ou seja, nada de propaganda de
bonecas, jogos, iogurtes, salgadinhos, lanchonetes, parques de
diversões, etc.
Por
mais legítimas e puras que sejam as intenções de diminuir o desejo por
brinquedos caros (que os pais não poderiam comprar) ou de combater a
obesidade infantil, é preciso ser bastante ingênuo para acreditar que a
limitação da oferta de produtos e serviços na televisão mudará aquilo
que somos ou a sociedade que seremos.
A
publicidade, assim como a música, a imprensa, a gíria, a dramaturgia, a
culinária e tantas outras manifestações e formas de expressão
contemporâneas, é fruto do que a sociedade é e do que almeja ser, não o
contrário.
Mas,
para mim, é mais grave ainda o fato de que o governo, com essa
Resolução 163, pretenda usurpar um papel que é meu, de pai: o dever e o
poder de dizer não aos meus filhos. Não para os brinquedos caros demais.
Não aos presentes fora de época. Não ao excesso de guloseimas. Não ao
desperdício.
Na nossa casa, pais e mães somos o governo e o bom senso é a nossa Constituição. Não deixe que ninguém tire isso de você.
Esta
dinâmica é feita nas Unidades da Fundação Casa de São Paulo, com a
orientação dos técnicos da Fundação Casa e Obreiros da IURD.
Pastor Geraldo Vilhena (Coordenador de evangelização em Unidades da Fundação Casa de São Paulo)
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA:Qual a importância da Folha Universal nesta dinâmica?
Pastor
Geraldo Vilhena responde: A Folha Universal é rica em diversas
informações que edifica os jovens internos e famílias na parte
espiritual e social.
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA PERGUNTA: Por que edifica na área espiritual?
Pastor
Geraldo Vilhena responde: Por que os jovens tem informações de varias
mensagens dos Bispos e pastores e também aos testemunhos de
transformação de vida
UNIVERSAL NA FUNDAÇÃO CASA O senhor tem observado mudanças?
Pastor
Geraldo Vilhena responde: Sim
depois da
implantação deste projeto os jovens internos tiveram mais interesse
pela leitura. Tendo como conseqüência um grande crescimento espiritual e
educacional na vida dos jovens da Fundação Casa.
É usado como fonte a FOLHA UNIVERSAL.
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