terça-feira, 29 de julho de 2014

Final da linha: E agora?

Final da linha: E agora?

O passageiro e o eterno: o que você tem priorizado é o que vai definir o seu destino

Quem nunca fez planos? Todos planejam alguma coisa. Homens, mulheres, jovens e adultos, todos têm metas a ser alcançadas, seja a longo, médio ou curto prazo.
Há quem planeje o casamento dos sonhos, a compra da casa própria, o nascimento do primeiro filho e até o futuro dele. Outros, abrir o próprio negócio, fazer a viagem dos sonhos, uma carreira profissional de sucesso, enfim.  
E não há nenhum mal nisso. Planejamento é fundamental para se alcançar metas. Isso é fato.
Além do planejamento, é necessário estar preparado para enfrentar determinadas situações.
A gestante, por exemplo, prepara-se para a hora do parto, o estudante, para o vestibular, a noiva, para o casamento, o candidato à vaga de emprego, para a entrevista, e assim por diante.
Muitos desperdiçaram a chance de conquistar o que tanto desejavam porque não estavam preparados quando a oportunidade surgiu. Restou apenas o lamento.
Mas, e quando todos esses sonhos e projetos são bruscamente interrompidos pela morte?
Existe um ditado popular que diz que a morte é a única certeza da vida. De fato.
Sendo assim, o mais sensato não seria que nos preparássemos para ela? Mas o que vemos é justamente o oposto. As pessoas correm de um lado para outro buscando alcançar coisas materiais quando o que realmente importa é negligenciado. 
É comum vermos mulheres preocupadas porque estão se aproximando dos 30 anos de idade e ainda não se casaram. Da mesma forma, homens desesperados porque ainda não alcançaram estabilidade financeira. E jovens que querem aproveitar a vida ao máximo.
Entretanto, todas essas expectativas e sonhos se evacuam diante da morte, que é implacável, e todos, inevitavelmente - crianças, jovens, adultos e idosos -, terão um dia que enfrentá-la.





















Eles não esperavam
Diariamente ouvimos nos noticiários casos de pessoas que morreram em situações inusitadas. Nas quais não se poderia imaginar.
Como o caso da jovem chinesa Ma Ailun, uma aeromoça de 23 anos que morreu eletrocutada ao atender o celular que estava ligado na tomada. Ela nem esperava por isso. Quem sabe não aguardava uma boa notícia pelo telefone, ou a ligação de um amigo, familiar, conhecido? Quem sabe não estaria marcando um encontro? Quantas metas ela não teria traçado para atingir antes dos 30 anos, por exemplo? Quais eram seus sonhos? Agora não importa mais, porque, repentinamente,  tudo foi interrompido por algo abrupto e que lhe fugiu totalmente do controle.
Outro caso aconteceu ano passado. O sargento da marinha Fábio Gefferson dos Santos Maciel, de 33 anos, morreu durante a festa do próprio casamento, ao tropeçar e cair sobre um copo de vidro que estava no bolso da calça.
Certamente os noivos haviam se preparado durante meses para aquela cerimônia. Muitos planos devem ter sido traçados pelo casal. Onde passariam a lua de mel, quantos filhos pretendiam ter, viagens que fariam...  Mas tudo acabou ali. Na própria festa de casamento.
Estamos preparados?
Nesses dois casos, e em tantos outros que ocorrem sem que tenhamos conhecimento, nenhum dos dois, ao acordar, poderia imaginar que aquele seria seu último dia de vida. 
Sobre isso, o apóstolo Tiago fala de uma forma bem interessante:
"Hoje ou amanhã, iremos a tal cidade, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros. Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa." Tiago 4.13-14
Àqueles que se preocupam demasiadamente com prazeres, negligenciando o destino da própria alma, o Senhor Jesus adverte por meio de uma parábola:
"O campo de um homem rico produziu com abundância. E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos?
E disse: Farei isto: destruirei  os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: Tens em depósito muitos  bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Lucas 12.17-20
E você, amigo leitor, está preparado para a morte?
Lembre-se: ela é a única certeza da vida.






Grande, manhã de domingo foi comemorado O Dia das Mães no Internato Encosta Norte, no Itaim Paulista.
Quem promoveu a festa foi a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). É importante frisar que a participação de instituições religiosas nos eventos da Fundação faz parte do Programa de Assistência Religiosa (PAR) da Fundação CASA. A participação dos adolescentes nessas atividades é voluntária.
O Pastor Geraldo Vilhena coodenador de evangelização em unidades da Fundação Casa do estado de São Paulo, vez uma oração abençoando todas as mães dos internos e funcionários.
Para as mães, a programação foi especial e contou com serviços de corte de cabelo, manicure, distribuição de bíblias, cestas básicas, muita pipoca e algodão doce e um diploma para cada mãe.
Tudo isso ao som de música gospel, do show organizado pela IURD.












































Nenhum comentário:

Postar um comentário