segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

De que lado da luta você está?


De que lado da luta você está?
A agressão aumenta a cada dia. E o que você faz a respeito?
Por Andre Batista/ Imagem: Thinkstock




Dezesseis mil e quatorze. Esse é o número de maus-tratos a idosos que foram denunciados ao “Disque 100”, serviço do Governo Federal vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. Mais agravante é o curto espaço de tempo em que essas infrações foram realizadas: entre janeiro e junho de 2015. Ou seja, em apenas seis meses, pelo menos 16.014 idosos brasileiros foram agredidos.


O número é 16,4% maior do que o registrado no mesmo período de 2014. De acordo com o “Disque 100”, a violência contra idosos foi a violação aos Direitos Humanos que teve o maior aumento esse ano.


Hoje, apenas a esse serviço, 43 denúncias são realizadas por dia, em média.


Muitos e ainda mais


Você já conhecia o “Disque 100”? Caso a resposta seja “não”, você está entre a maioria. O próprio ministro-chefe da Secretaria dos Direitos Humanos, Pepe Vargas, responsável pelo serviço, afirma que grande parte da população brasileira ainda não sabe que, discando “100” em seu telefone, entrará em contato com a equipe melhor destacada para atender esse tipo de denúncia.


Além das pessoas que denunciam diretamente ao serviço, existem aquelas que discam 190 ou se dirigem à delegacia mais próxima. Ademais, muitos nem sequer fazem a denúncia, em especial porque, muitas vezes, os agressores fazem parte da família da vítima.


No gráfico abaixo, é possível conhecer a natureza das agressões, em percentagem.





O outro lado da luta


Os idosos, entretanto, não estão sozinhos. A Universal, já há muitos anos, está na luta pelas melhores condições de vida e por mais respeito a essas pessoas que tanto já realizaram por suas famílias e pela sociedade em geral.


O grupo Calebe, por exemplo, está presente em diversos países e conta com milhares de integrantes. Todos eles buscando, por meio da fé, uma vida mais digna, saudável e feliz. Com o mesmo intuito, o grupo Bela Juventude, de Portugal, está em atividade desde 2012.


A responsável pelo Bela Juventude explica como surgiu o grupo: “A partir de uma necessidade de se trabalhar com os idosos de forma específica. Há um grande número de pessoas, dentre eles: idosos abandonados, doentes, sofrendo de depressão, maus-tratos por parte até de familiares e que, por vezes, infelizmente dão cabo de suas próprias vidas”.


Já o coordenador do Calebe no Brasil, pastor Danilo Sgambatti, destaca que a importância de se ter um grupo como esse é justamente levá-los de volta ao convívio social. “Muitos chegam ao grupo tristes, solitários, precisando de carinho”, afirma. “Aqui eles encontram a atenção que merecem e, através de nossos projetos sociais – como visitas a hospitais – sentem-se úteis novamente”.


A Bíblia afirma: “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a presença do ancião, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR.” Levíticos 19:32


Portanto, é necessário lutar contra as barbáries que acontecem rotineiramente. Aqueles que silenciam diante da violação do direito dos idosos ou mesmo praticam esse ato estão desobedecendo à Palavra, já que não honram o ancião.



Projeto UNIVERSAL na Fundação CASA





Centenas de Bíblias para todas as famílias dos internos da Fundação CASA,






palestras com o principal assunto de destruição de vidas (DROGAS)




cesta básica, 





um toque feminino para todas as mães,




saúde também é muito importante,






um abraço de saudade,amor e arrependimento. Todas estas atitudes são partes de uma Projeto UNIVERSAL na Fundação CASA.



Jamais este projeto sairia do papel se não tivesse os voluntários da UNIVERSAL, diz o pastor Geraldo Vilhena,(Coordenador de Evangelização em Unidades da Fundação CASA de São Paulo) em oração.




Que o Senhor Jesus abençoe a todos.

2 comentários:

  1. http://informauniversal.blogspot.com.br/2016/02/de-que-lado-da-luta-voce-esta.html?showComment=1455499352016#c575496179285414635

    ResponderExcluir